terça-feira, janeiro 30, 2007

Sociedade Musical O Guarany

Sede da Sociedade Musical O Guarany, que provê-se de um corpo de músicos para apresentação artística de 40 a 60 indivíduos em praças, escolas, clubes, igrejas, quadras havendo possibilidade acústica; uma escola com 80 alunos atualmente e com um histórico de ter posicionado centenas de músicos e ex-alunos trabalhando profissionalmente em instituições civis e militares; realiza o mínimo de 1 um concerto por semana podendo crescer a quantidade com o aumento de convites e contratos, o que ocorre nas épocas festivas do ano.
A música é filosofia; e isto pode ser posicionado pelo acontecimento da audição por prazer e passatempo; dando-nos a expressão dos sentimentos através dos sons. A sua notação sistemática possue o status de ciência.
Aqui, nesta região, as organizações dos músicos, a sociedade musical, contribue para a ordem social, para a formação cultural e profissional dos municípos; historicamente, a O Guarany é a mais duradoura e produtiva delas neste aspecto.
Pode-se afirmar que esta Sociedade Musical O Guarany em seus 88 anos, completados em 2006, de existência colocou no mercado de trabalho – do comércio à educação, às forças armadas – centenas de profissionais qualificados.
Só para conscientizar, lembrar ser Pão de Açúcar, atualmente, Município de 26 mil habitantes. Maestros originários da Banda O Guarany: 19 BC do Exército Brasileiro em Salvador-BA, Maestro Racine Bezerra Lima; Batalhão do Exército - Maceió-AL, Maestro Manoel Capitulino de Castro, o "Passinha"; Base do Galeão-RJ, Maestro Francisco Ferreira; Base do Galeão-RJ, Maestro Fernando Mendonça; Polícia Militar de Alagoas, Maestro Jonas Pau Ferro; Polícia Militar de Sergipe, Maestro José Batista de Aquino, o "Duduca"; Batalhão de Guardas-RJ, Maestro Zivaldo Ribeiro, "Zico"; Palmeira dos Índios-AL e Recife-PE, Maestro José Gonçalves Filho; Piranhas-AL, Francisco de Brito, o "Cafal; Base Área de Salvador, Maestro Petrúcio Ramos de Souza.
Mestre Nozinho é a alcunha famosa do Maestro Manoel Vitorino Filho; dedicou-se ao ensino da música e á formação profissional de seus alunos. Mantinha uma alfaiataria onde o músico formando podia trabalhar para sustentar-se economicamente. Figura de pedagogo espontâneo e inspirador, mestre de toda a geração de maestros citados nesta justificativa, por seu trabalho pioneiro, frutífero e humanizante pode-se edificar esta Sede da Sociedade Musical mantendo a tradição da cultura musical sociabilizante.
(in OBJETIVOS e JUSTIFICATIVA do projeto de edificação da sede da Sociedade Musical.)

Nenhum comentário: